Você tem ao seu alcance uma série de dispositivos e equipamentos que contribuem para uma direção mais segura. Abaixo, citamos alguns deles. Nenhum, contudo, substitui o cuidado que todo motorista deve ter ao dirigir:
Air bag
Infelizmente, no Brasil, esse importante equipamento de segurança é pouco utilizado. Uma das razões é o preço cobrado pelas montadoras, que o torna quase proibitivo. Em países europeus, por exemplo, é considerado um item de segurança fundamental.
Estudos e pesquisas feitos no Brasil e em outros países mostram a importância do air bag para impedir alguns danos a vítimas de acidente no trânsito. Levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado em janeiro de 2008, constatou que o custo anual com acidentes de trânsito nas rodovias era de R$ 22 bilhões em dezembro de 2005, o que equivaleria a 1,2% do PIB brasileiro.
A maior parte desse montante se deve à perda da produção, por causa da morte de pessoas ou da interrupção de suas atividades.
Pesquisa do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), referente ao período de 2001 a 2007, mostrou que se o air bag fosse adotado nos veículos brasileiros, poderiam ter sido evitadas 3.426 mortes de motoristas. A média, por ano, seria de 489 vítimas fatais a menos em acidentes com automóveis.
Em termos de feridos, a redução seria de 10.150 pessoas por ano. A adoção do air bag, em larga escala, diz o estudo, representaria uma economia de R$ 315 milhões por ano ao país.
O uso do air bag, no entanto, pode ser perigoso, principalmente para crianças pequenas, colocadas na “cadeirinha” instalada sobre o banco dianteiro do automóvel.
O maior problema é a velocidade da bolsa inflada com gás, que chega a 300 quilômetros por hora e pode ser fatal para uma criança que esteja sentada no banco dianteiro.
Se num veículo sem air bag é sempre recomendável que as crianças até os 10 anos de idade ocupem o banco traseiro, com air bag essa recomendação se torna imprescindível. Já há notícias de que a próxima geração de air bags irá prever a identificação de uma criança por meio de sensores eletrônicos.
Adultos de baixa estatura também correm risco. Estes devem recuar o banco dianteiro, de forma a ter uma distância entre o corpo e o volante de cerca de 30 centímetros. Se não for possível, o air bag deve ser desativado. Se o veículo não tiver um desativador do tipo “chave” ou tecla de série, esse trabalho só poderá ser feito em uma concessionária ou oficina com formação específica.
Brake light
É uma luz auxiliar da lanterna traseira de freio, que acende quando você freia. É um equipamento adicional de segurança, que chama a atenção de um motorista mais distraído.
A sua utilização não é obrigatória, mas essas luzes estão cada vez mais presentes nos automóveis que circulam no país. Começam a surgir no mercado os brake lights com LEDs (Light Emiting Diodes, ou diodos emissores de luz, produzidos com material semicondutor, que se acendem ao receber uma carga elétrica), em substituição às lâmpadas incandescentes convencionais.
Sistemas de bloqueio, localização, monitoramento e rastreamento
Existe uma ampla oferta de equipamentos destinados a bloquear o funcionamento do veículo remotamente e/ou a localizá-lo, usando sistemas de antenas ou GPS. A comunicação das informações do sistema instalado no veículo com a central de monitoramento pode ser feita por sinal de celular, pager, rádio ou por satélite.
O Sistema de Posicionamento Global – GPS – é um sistema de navegação baseado em satélite, composto de uma rede de 24 satélites, colocada em órbita pelo Departamento Norte-americano de Defesa. Originalmente criado para aplicações militares, o GPS ficou disponível para os civis nos anos 80, sem cobrança de taxa para seu uso. O custo é o do equipamento, que não é nada barato.
O monitoramento preciso do GPS permite calcular o local exato do usuário e exibir isso no mapa eletrônico do aparelho. Possibilita, também, calcular outras informações, como velocidade, direção, rastro, distância de viagem e de destino, tempo de viagem, etc. Essa tecnologia permite localizar o veículo obtendo coordenadas geográficas.
Alguns sistemas de rastreadores GPS utilizam telefonia celular para recepção e transmissão de dados, ficando restritos à área de cobertura da operadora contratada pela empresa. Versão mais eficiente, porém mais cara, dessa combinação celular/GPS são os rastreadores que utilizam serviços de telefonia celular via satélite.
Existem também rastreadores que utilizam um sistema que conjuga satélite geoestacionário e GPS. As coordenadas geográficas de localização do veículo fornecidas pelo GPS e a transmissão de dados são feitas por satélite. É um sistema considerado de alta segurança e eficiência, possibilitando ainda a comunicação direta de dados entre veículo e central de apoio.